Belo Horizonte realiza etapa preparatória da Consocial

10 / novembro / 2011 — 10:09 — Giro de NotíciasSem categoria

Começa hoje a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), em Belo Horizonte. O evento, que será realizado até amanhã e serve como etapa preparatória para as etapas estadual (14 e 15 de março/2012) e nacional (18 a 20 de maio/2012), tem como principal desafio discutir a participação social na gestão pública.

A conferência acontece no Auditório da Associação Médica de Minas Gerais e reúne 350 representantes do governo, sociedade civil e conselheiros. Os participantes da etapa municipal deverão apresentar até 20 propostas e diretrizes e indicar 24 delegados para a etapa estadual.

O principal objetivo definido no texto base da Conferência Nacional é “promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático”. A idéia é fortalecer os atuais mecanismos de acompanhamento das ações dos governos e do uso do orçamento público, além de criar novas ferramentas para estes fins.

A Controladoria Geral da União – CGU, órgão que convocou a Conferência, disponibiliza um portal específico para o evento (www.consocial.cgu.gov.br) e abriga muito mais informações sobre esta e as demais conferências que acontecem em todo o país. A Prefeitura de Belo Horizonte também disponibilizou um link no seu site com algumas informações sobre a Conferência (http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?app=consocial).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *