Como tudo começou

topo01

O Canal Cine Sabotage é uma iniciativa daOficina de Imagens – Comunicação e Educação através do Projeto Cineclube Sabotage: diálogos entre cinema e educação, realizado em 2014 em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A Oficina de Imagens tem como propósito promover os direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens por meio da incidência em políticas públicas e da experimentação e disseminação de metodologias participativas nas área de comunicação, educação e cultura.

A partir da experiência do Cineclube Sabotage dentro de uma escola e sobretudo com a aprovação da nova Lei 13.006 de 2014, que regulamenta a exibição de filmes nacionais como componente curricular complementar nas escola, a Oficina de Imagens entende que a criação deste espaço pode contribuir para potencializar a comunicação entre experiências de cinema no campo da educação.

A proposta é que este espaço possa ser um canal de diálogo entre experiências em cineclubismo, a produção audiovisual e principalmente ações de educação em Direitos Humanos.

Para isso traremos aqui uma série de contribuições que auxiliarão na criação de cineclubes, na valorização de iniciativas já existentes e na construção de uma alternativa cultural de difusão do cinema/áudio visual brasileiro, fortalecendo a rede de cineclubistas do estado de Minas Gerais.

Este pretende ser um espaço aberto, dinâmico e interativo, com compartilhamento das ações (seminários, encontros, palestras, eventos) relacionados à prática cineclubista e ao cinema na educação. Pretende também contribuir para o diálogo e conexão da rede cineclubista no Estado de Minas Gerais, além do compartilhamento de textos, sites e informações diversas relacionadas a cineclubismo e cinema na educação.

Assim, se você se interessa pelo tema; se é participante ou tem interesse de integrar um cineclube; se é educador ou colabora de alguma forma com alguma experiência de cinema em escolsas, pode nos ajudar a alimentar este canal compartilhando notícias, eventos, textos, ou qualquer informação que entenda contribuir para o fomento à alimentação deste Canal. Basta nos escrever!