Comunicação para causas: Oficina de Imagens contribuirá para a erradicação da Malária em Angola

12 / agosto / 2019 — 19:44 — DestaquesInstitucionalSem categoria

Equipes da Oficina de Imagens e da World Vision International em Luanda (Foto: Frederico Lobo)

Uma equipe da Oficina de Imagens está em Angola para juntar-se à World Vision International no Projeto de Controle e Resposta à Malária. Reconhecida pela ampla experiência e inovação no desenvolvimento de campanhas de comunicação para causas sociais e humanitárias, a Oficina de Imagens foi convidada para produzir dois vídeos e uma publicação para fortalecer as iniciativas de controle da doença que tem sido, historicamente, uma das principais causas da morbidade e mortalidade em Angola. Entre os dias 14 e 31 de agosto, as equipes da Oficina de Imagens e da World Vision International irão percorrer cerca de 10 cidades.

A World Vision International atua em Angola na implementação e gestão do Projeto de Controle e Resposta à Malária que, em sua segunda fase (2019-2021) tem como foco especial em ações de saúde junto à crianças de 0 a 5 anos e gestantes. Trabalhando em parceria com instituições governamentais, o Projeto de Controle e Resposta à Malária abrange as províncias de Malanje, Bengo, Uíge, Luanda, Lunda Norte e Moxico. Em 2014 a malária foi causa de 35% da mortalidade infantil e 25% da morbidade materna nessas províncias. Gestantes, crianças de até 5 anos e populações pobres dos meios rural e urbano são as mais afetadas.

O Projeto de Controle e Resposta à Malária envolve líderes políticos e celebridades locais para despertar a consciência da população sobre a importância da prevenção, detecção e tratamento da malária.

Os documentários e a publicação que a Oficina de Imagens produzirá, irão abordar a problemática da malária em Angola e a relevância do Projeto de Controle e Resposta à Malária, além de dar visibilidade a casos vitoriosos proporcionados pelo Projeto. Serão retratadas histórias de transformação que resultaram da interação entre os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (Adecos) e as famílias visando reverter situações negativas.

A Oficina de Imagens realiza projetos que articulam arte, tecnologia, educação e comunicação na defesa de causas e promoção de direitos. Para o desenvolvimento das campanhas, promove a co-criação e a interação criativa entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento. A junção de diferentes olhares com a experiências de mais de 20 anos de atuação direta nas causas que promove, permite que as ações de comunicação elaboradas pela Oficina de Imagens para diferentes parceiros, apresentem um importante diferencial, que é o conhecimento e a sensibilidade na abordagem dos temas e a linguagem adequada para o diálogo com diferentes públicos.

Entre os projetos já realizados pela Oficina de Imagens estão publicações e cartilhas educativas, vídeos e programas para a TV, além de oficinas participativas e outras intervenções para diversas organizações e movimentos sociais, fundações e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *