Governo cria Escola Nacional de Socioeducação

20 / Janeiro / 2015 — 10:18 — Giro de NotíciasSem categoria

Foi divulgada, dia 12 de janeiro, uma portaria que institui a Escola Nacional de Socioeducação (ENS). Criada no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a medida tem como objetivo promover a qualificação e profissionalização integrada dos cerca de 20 mil agentes públicos que atuam na rede de atendimento aos adolescentes e jovens em conflito com a lei no país.

A proposta da Escola foi construída coletivamente, levando-se em conta  as demandas dos estados para formação continuada dos profissionais de todas as áreas que atuam na socioeducação, que resultou na construção do documento norteador “Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares da ENS”, que teve aprovação do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em Abril de 2014.

As primeiras turmas dos cursos, que serão à distância, terão início a partir do final do primeiro trimestre deste ano. Os cursos serão oferecidos a partir de um convênio com a Universidade de Brasília, em parceira com as universidades estaduais e municipais.

Além da Escola, também foi instituído o Conselho Nacional da ENS, com caráter deliberativo, que será composto por representantes de cada sistema socioeducativo Estadual e Distrital; Ministério da Cultura; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério da Educação; Ministério do Esporte; Ministério da Saúde; Ministério do Trabalho e Emprego; e seis integrantes do Comitê Gestor.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *