Oficina de Imagens realiza curso do projeto “Jornalismo e Periferias”, em parceria com a ABRAJI e Google News Labs

13 / dezembro / 2017 — 3:02 — DestaquesInstitucional

No dia 11 de novembro, a Oficina de Imagens em Parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI e a Google News Lab, com o apoio do Observatório do Funk, realizou em sua sede, em Belo Horizonte, o projeto Jornalismo e Periferias, que teve a participação de aproximadamente 30 jovens de diferentes comunidades da cidade.

O projeto visa fortalecer as mídias independentes de favelas, periferias e movimentos sociais, através do aprendizado da utilização de ferramentas que favorecem a produção de reportagem por meio da análise de dados e acesso a informação por meio da lei.

Marcelo Beraba ensinando sobre Fundamentos da Reportagem

Os participantes puderam trocar experiências com jornalistas renomados no Brasil, como: o diretor do Grupo Estado no Rio e em Brasília, Marcelo Beraba, que tratou dos Fundamentos da Reportagem; a Marina Atoji, jornalista e atual gerente executiva da Abraji, que abordou sobre a Lei de Acesso a Informação; Com a especialista em cobertura de direitos humanos, políticas públicas sociais e democracia, Maria Carolina Trevisan que, junto com o coordenador da Defezap, Guilherme Pimentel, apresentou formas de autodefesa visando à proteção do jornalista em coberturas em zonas de risco; e com o jornalista Tiago Mali, que ensinou sobre Jornalismo de Dados.

Para concluir o curso, os alunos estão produzindo reportagens de cunho investigativo sob a tutoria dos profissionais da Abraji. As reportagens serão divulgadas nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *