Nova edição da Rolimã traz matéria sobre os 25 anos do ECA

24 / junho / 2015 — 20:18 — Rolimã

A Rolimã #5 já está disponível! E o tom dessa edição é de mobilização e convocação da sociedade civil em prol dos direitos de crianças e adolescentes. “É preciso que nós, movimentos sociais, profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos e ativistas não nos arrefeçamos diante da ameaça que se coloca”, diz o editorial em alusão à PEC 171/93, que pretende reduzir a idade penal de 18 para 16 anos.

A necessidade de nos posicionarmos e reagirmos diante desse retrocesso de direitos se torna ainda mais urgente ao relembrar a luta pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente nesse aniversário dos seus 25 anos. O assunto é tema de capa desse número, que também traz questões como gravidez na adolescência, déficit de professores no Ensino Médio, os desafios de se manter um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ativo e atuante, além de uma matéria sobre a vida de meninas e meninos em acolhimento institucional.

E tem mais! Inclusão e acessibilidade é o assunto da entrevista com Cláudia Werneck, jornalista e fundadora da ONG Escola de Gente, que trabalha com crianças e jovens com deficiência. E um infográfico orientador ainda explica como funciona o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

 

(Para baixar a Rolimã #5, acesse nossa conta no Issuu, clique na opção “Share” e, na sequência, na opção “Download”)

Iniciativa da Oficina de Imagens, Rolimã é destinada a atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e distribuída gratuitamente para conselheiros tutelares e conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Minas Gerais. A publicação tem por objetivo disseminar informações que deem suporte à atuação desses profissionais, de modo que os temas abordados buscam contemplar problemas e questões enfrentados por aqueles que se envolvem diretamente com a garantia de direitos de meninos e meninas.

Infelizmente, essa pode ser a última edição da revista. Durante o ano passado, Rolimã foi financiada pelo Fundo Estadual da Infância (FIA), por meio de projeto aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MG). Nesse ano, porém, o convênio chegou ao fim, por isso a Oficina de Imagens está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos para as próximas duas edições da publicação. Contribuições estão abertas apenas até dia 3 de julho, próxima sexta-feira. Colabore! Leia mais aqui.

Confira também as edições anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *