Montes Claros e Araçuaí recebem III Ciclo de Capacitações do Selo Unicef

07 / janeiro / 2019 — 14:21 — Giro de Notícias

Políticas públicas de educação e saúde foram os temas principais do III Ciclo de Capacitações do Selo Unicef Edição 2017-2020. Os encontros foram realizados nas cidades de Araçuaí, no dia 11 de dezembro, e Montes Claros no dia 13 do mesmo mês. Ao todo, 214 representantes de 62 municípios inscritos no Selo Unicef participaram do III Ciclo de Capacitação, dentre secretários e técnicos municipais, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef.

A capacitação começou voltada para a saúde, mais especificamente, sobre a importância de os municípios oferecerem o diagnóstico e o tratamento para a Sífilis. Na parte de educação, o foco foi no enfrentamento à evasão escolar. Na ocasião foi apresentada a estratégia do Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, por meio de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A distorção idade-série é uma das principais causas do abandono escolar, por isso, é algo que merece ateção dos municípios. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostram que, em Minas Gerais, 4,3% das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental estavam com dois ou mais anos de atraso escolar em 2016. Esse índice aumenta para 19,6% nos anos finais do ensino fundamental e para 27% entre os adolescentes no ensino médio.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. A Oficina de Imagens é a secretaria executiva do Selo Unicef em Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *