Oficina de Imagens começa 2020 a todo vapor

10 / março / 2020 — 9:25 — DestaquesGiro de Notícias

O ano de 2020 começou a todo vapor na Oficina de Imagens. Além de continuar desenvolvendo projetos que articulam arte, tecnologia, educação e comunicação na defesa de causas e promoção de direitos, a entidade já possui grandes projetos em execução. A série Água de Plantar (exibida pelo Canal Futura), a Mostra de Mapping que será realizada em Santa Bárbara (município de Augusto de Lima) e o projeto Bora Lá Comunicar são algumas das ações da Oficina de Imagens que serão desenvolvidas e valem destaque neste início de ano.

A série Água de Plantar, que já está sendo exibida todas as quartas feiras às 22:15, no Canal Futura e também está disponível no Futura Play, apresenta iniciativas agroecológicas que vinculam o tema produção sustentável de alimentos à possibilidade de se plantar água. A série é uma realização da produtora Trem Chic em parceria com a Oficina de Imagens desde a sua consultoria, passando pela concepção até a articulação com organizações que atuam com agroecologia em Minas Gerais.

Em julho de 2020, a Oficina também irá realizar a primeira Mostra de Mapping nas ruínas da antiga Fábrica Têxtil de Santa Bárbara, localizada na Serra do Espinhaço, no município de Augusto de Lima. O vídeo mapping é uma técnica que projeta vídeos com profundidade 3D sobre objetos ou superfícies irregulares como fachadas de edifícios, salões de festas, estátuas e se tornou muito popular por poder ser utilizado de diversas formas. A mostra de Mapping de Santa Bárbara é realizada em parceria com o Coletivo Telenoika, de Barcelona, e terá como tema o cerrado mineiro, sua valorização e preservação.

O projeto Bora Lá Comunicar 2.0, realizado pela Oficina de Imagens em parceria com a Unesco, tem como objetivo fortalecer a atuação dos Coletivos Culturais e Juvenis da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre os coletivos que participam do projeto vale destacar o Bloco Seu Vizinho, que atua no aglomerado da Serra, e o Coletivo Terra Firme, que atua em Ibirité. A previsão é que até o final de março de 2020 também seja lançada a edição do Bora Lá Comunicar 2018.

Oficina em Angola:

Em agosto de 2019, a Oficina de Imagens foi à Angola para produzir conteúdo e participar da campanha da erradicação da Malária no país. A Oficina foi convidada pela organização World Vision International para produzir dois vídeos de fortalecimento às iniciativas de controle da doença em Angola e o material deve ser divulgado em março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *