Oficina de Imagens participa do VI Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha

17 / Fevereiro / 2017 — 0:07 — Institucional

Entre os dias 27 e 29 de janeiro, foi realizado, na cidade de Cachoeira de Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, o 6º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. Esta edição do evento teve como tema “Comunicação, memória e transformação social”, com exposição da história midiática de alguns munícipios do Vale.

A Oficina de Imagens esteve presente no evento ministrando duas oficinas: uma de Mídia Tática e uma de Cineclubismo e Educação.

A primeira buscou apresentar o conceito de Mídia Tática como apropriação dos meios de comunicação, crítica ou oposição às posições de poder, não sò pelos meios de comunicação usuais, mas também os espaços públicos, misturando cultura popular, cultura oposicionista e mesmo a cultura de massas.

A Oficina discutiu as várias formas e formatos que podem ser utilizados para mobilizar e sensibilizar acerca de alguma situação ou acontecimento que esteve ou está marginalizado, apagado ou distorcido pelos grandes meios de comunicação. A partir das propostas apresentadas pelos participantes da oficina, foi feita uma intervenção urbana na cidade, destacando os temas preconceito racial, abuso e exploração sexual e LGBTfobia.

 

Já a oficina de Cineclubismo e Educação discutiu os espaços de cineclubismo e cinema: como se criam, funcionam, se mantém e como é o funcionamento no âmbito educacional, com a lei que obriga as escolas públicas a exibirem pelo menos 2h de filme nacional semanalmente.

Ao final da oficina, os participantes montaram uma sessão de cineclube na cidade, passando por todas as etapas para execução de uma sessão comentada, como curadoria, mobilização e montagem de equipamentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *