Oficina de Imagens: relançamento da campanha “Informação é Proteção”

13 / maio / 2020 — 10:12 — DestaquesGiro de Notícias

Informação é proteção! Estamos no mês de alerta à violência sexual contra crianças e adolescentes.  A campanha “Informação é Proteção”, criada pela Oficina de Imagens, por meio de peças gráficas comunica o assunto da violência sexual de forma simples com uma linguagem acessível à adolescentes, jovens, adultos. De forma leve traz conteúdos com temas sobre o desenvolvimento da sexualidade, tipos de violência e formas de combatê-las.

Durante o mês de maio a Oficina de Imagens irá publicar em suas redes sociais 17 peças da campanha “Informação é Proteção”Essas peças podem ser compartilhadas por qualquer pessoa ou organização. Abaixo elas estarão disponíveis para download. Salve as imagens e compartilhe! Utilize as hashtag #Informaçãoéproteção #violênciasexualnão . Mande no grupo da família, para as amigas e amigos que podem inclusive estar esperando essas informações.

A Oficina de Imagens há 20 anos promove ações, campanhas de prevenção e convida a sociedade a fazer parte desta luta. A informação é um direito de todos. É papel do Estado, da família e sociedade cuidar e promover direitos, proteção à crianças e adolescentes. A Campanha “Informação é Proteção” foi criada e lançada durante a segunda edição do projeto “Violência Sexual Não” realizado junto a adolescentes e educadores de 08 municípios da Região Metropolitana de BH em 2019.

Importante: Denuncie! Todo caso, ou suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser notificado por meio do Disque 100, do Conselho Tutelar ou das delegacias. Esse problema também pode e deve ser denunciado pela internet. Sabe aquela pessoa que vive te pedindo para enviar um nude? Mande a campanha para essa pessoa! Ou se preferir, para se sentir mais segura, registre sua denúncia online Safernet / APP Direitos Humanos BR / Delegacia On-Line.

Acompanhe o caso e insista na denúncia. É importante que os casos sejam atendidos pela rede de proteção (mesmo que demore), é necessário que os casos sejam registrados e qualificados pelo Estado, pelo sistema de justiça, pelas organizações sociais. Só assim podemos conhecer o tamanho desse problema no nosso país, só assim podemos lutar pela implementação de políticas públicas para o enfrentamento desse crime contra as crianças e adolescentes brasileiras.

Aposte na Autoproteção! Disponibilize vídeos, textos, áudios, imagens como as da campanha à crianças e adolescentes como forma de proteção. Este mês vamos enviar vários links e dicas para vocês. 

Sugestão: durante o mês colocar aos poucos  as peças da campanha “Informação é Proteção” em suas redes, sites e debater sobre cada tema; Utilize a flor símbolo da campanha do 18 de Maio como atividade para colorir e converse sobre o significado da flor, sempre apontando o corpo é dela e ela tem o direito a dizer não a tudo que lhe “deixa sem jeito”. Caso você receba alguma relato sobre violência sexual, se coloque como apoio da vítima e tente apoiá-la na denúncia.

Faça bonito, fique em casa e proteja crianças e adolescentes contra todo tipo de violência.

 

Clique aqui e faça download das peças. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *