Irradiando

Apresentação

O projeto Irradiando se organiza em torno do estímulo à experimentação de linguagens da comunicação como forma de estimular a participação efetiva de adolescentes e jovens na definição das politicas e investimentos públicos para efetivação de direitos de crianças e adolescentes. Realizado em 2008 e 2009, o Irradiando alcançou adolescentes de 19 municípios do Semiárido de Minas Gerais, que, hoje, integram a Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro. Ao todo, 293 adolescentes e jovens e 133 adultos participaram de oficinas do projeto que resultaram na produção de 72 vídeos, 38 spots de rádio e oito Planos de Comunicação.

Buscando possibilitar a aplicação da metodologia do projeto em contextos de grandes centros urbanos, além de atuar novamente no Semiárido, nos municípios de Franciscópolis e Jequitinhonha, em 2014 o Irradiando desenvolve também ações na região metropolitana de Belo Horizonte, fomentando um intercâmbio de experiências entre os grupos mobilizados no interior do estado e os grupos da capital. As ações do projeto são viabilizadas por recursos repassados pelo Fundo Estadual da Infância e do Adolescente (FIA) por meio de renúncia fiscal da Ambev.

Ações

– Realização de encontros que buscam fomentar o diálogo entre jovens e atores do Sistema de Garantia de Direitos;
– Realização de oficinas que abordam temas como a realização de diagnósticos, orçamento público e formulação de Planos de Ação, em que adolescentes e atores do SGD são provocados a refletirem juntos sobre a realidade vivenciada por meninos e meninos de seus municípios e a pensarem em possíveis intervenções;
– Envolvimento dos jovens em processos de mapeamento, planejamento e a formulação das politicas públicas ofertadas na região, em encontros em que são desafiados a vivenciar, junto dos atores do Sistema de Garantia de Direitos, as etapas para realização de uma ação pública que resolva uma questão identificada pelo grupo de jovens e o SGD;
– Apresentação de canais de participação social que possibilitem aos adolescentes atuar de forma consistente na elaboração de politicas públicas.

Públicos

Adolescentes, jovens e adultos representantes do Sistema de Garantia de Direitos em municípios do Semiárido de Minas Gerais e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.