Mapa DCA

Apresentação

O MapaDCA (http://www.mapadca.org) é uma plataforma online gratuita e de livre acesso criada para facilitar o levantamento de informações que possibilitem conhecer a realidade de crianças e adolescentes nos municípios e orientem a formulação de políticas públicas. Com interface simples e de fácil manuseio, o MapaDCA permite definir indicadores importantes sobre a infância e a adolescência com base em um roteiro de perguntas que abrange os diversos direitos previstos nas leis, planos e resoluções. Atualmente, a plataforma possui mais de 1.640 municípios cadastrados e é acessada por mais de 1.500 usuários. Desenvolvido desde 2007, o MapaDCA é uma iniciativa da Oficina de Imagens, por meio do Programa Novas Alianças, e do Instituto C&A.

Ações

– Oferecer feedback e suporte aos usuários que encontrem dificuldades no acesso à plataforma;
– Divulgar a plataforma em nível nacional;
– Apoiar os conselhos de direitos na construção dos planos de ação e planos de aplicação do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), bem como na incidência no orçamento público para a priorização e efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes.

Públicos

O MapaDCA foi construído principalmente para o uso dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs). No entanto, qualquer público de interesse – como gestores públicos (prefeituras, secretarias municipais, entre outros), conselhos tutelares, conselhos de políticas públicas e lideranças comunitárias – tem livre acesso à ferramenta.

Produtos

banner_eletronico