Proteger é preciso

Período: Desde 2013

Apresentação

O programa Proteger é Preciso tem como objetivo contribuir para a prevenção às ocorrências e situações de violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de ações de comunicação e mobilização social junto a adolescentes, jovens e suas comunidades.

Desenvolvido desde 2013, é uma iniciativa da Vale /Fundação Vale e coordenado pela Oficina de Imagens, com atuação em seis municípios do quadrilátero ferrífero (Ouro Preto/ distrito Antônio Pereira; Mariana/ distrito Santa Rita Durão; Barão de Cocais/ bairro Dois Irmãos e distrito Cocais; Itabirito; Catas Altas/ distrito Morro da Água Quente e Nova Lima/ bairro Jardim Canadá).

A partir da criação e implantação de 07 Núcleos Jovens de Comunicação, articulado ao fortalecimento de redes municipais e territoriais de atenção aos direitos de crianças e adolescentes, o programa se baseia em quatro pilares estratégicos: mapeamento das redes locais de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência; produção de conteúdo educativo e informativo; desenvolvimento de competências de comunicação e mobilização social;.

Ações realizadas em 2016

– Exposição Fotográfica “Territórios dos Direitos” no Memorial Vale em Belo Horizonte (maio e junho).
– Participação nas atividades em torno do dia “18 de maio: Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”
– Fortalecer os Núcleos Jovens de Comunicação: desenvolvimento de projetos coletivos;
– Fortalecer lideranças jovens e criar grupo de Multiplicadores;
– Envolver as famílias dos adolescentes e jovens nas ações a serem planejadas e desenvolvidas pelos Núcleos de Comunicação;
– Articular o SGDCA de cada território para envolvê-los na implantação dos projetos de cada Núcleo e na sustentabilidade desses espaços
– Promover a difusão, nas escolas e/ou instituições nos territórios, dos produtos desenvolvidos pelos Núcleos de Comunicação e Kit do Proteger é Preciso.
– Buscar parcerias com universidades e/ou instituições de ensino locais para formação complementar dos jovens dos Núcleos de Comunicação.

Públicos

Adolescentes, jovens, lideranças comunitárias, representantes de organizações sociais, membros da comunidade escolar, técnicos da saúde, da educação e da assistência social, conselheiros tutelares e conselheiros municipais dos direitos de crianças e adolescentes.

Produtos

A publicação “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, voltada para adolescentes e jovens, discute temas relacionados aos direitos sexuais. A cartilha integra um kit pedagógico, que conta ainda com oito vídeos.

Cada um dos oito vídeos produzidos pelo programa Proteger é Preciso discute um tema relacionado aos direitos sexuais. Os vídeos integram um kit pedagógico que conta ainda com a cartilha Direitos Sexuais são Direitos Humanos.

Ensaio fotográfico

Imagens feitas pelos adolescentes e jovens participantes do programa durante as formações.

Galeria