Se liga aí

Período: 2014

Apresentação

O projeto Se Liga Aí realiza formação em comunicação e mobilização social de adolescentes e jovens para que sensibilizem suas comunidades no enfrentamento do trabalho infantil. Suas ações trabalham na perspectiva da promoção de direitos da criança e do adolescente, com foco no desenvolvimento de competências do século XXI. Nos processos formativos, articula conteúdos relacionados aos direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, a experimentação das linguagens e técnicas da comunicação e intervenção urbana. O projeto, realizado em 2014, teve como sede a cidade de Pedra Azul, com ações de mobilização social em outros quatro municípios do semiárido mineiro: Comercinho, Jequitinhonha, Minas Novas e Veredinha. O Se liga aí é uma iniciativa da Fundação Telefônica realizado em parceria com a Oficina de Imagens, contando ainda com a parceria local do Cededica – Vale, no município de Pedra Azul, e o apoio da Child Fund Brasil.

Ações

A iniciativa se divide em dois ciclos de atividades:

– No primeiro semestre foram realizados encontros de formação e ações de mobilização social com adolescentes e jovens em Pedra Azul.
– No segundo semestre, a turma de Pedra Azul compartilha com adolescentes e jovens dos quatro outros municípios a experiência e práticas vivenciadas buscando realizar ações conjuntas e colaborativas.

Público

– Público direto: 60 adolescentes e jovens dos municípios de Pedra Azul, Comercinho, Jequitinhonha, Minas Novas e Veredinha.
– Público Indireto: 3.000 pessoas entre famílias, organizações sociais, adolescentes, gestores públicos e educadores dos cinco municípios.

Produtos

Publicações

Elaborado em parceria com a Fundação Telefônica, o guia “Se Liga Aí: cidadania, mobilização e juventude” sistematiza a metodologia utilizada no projeto Se Liga Aí, no ano de 2014. Pensada para adolescentes que participam de processos de mobilização, a publicação busca incentivar processos de participação no âmbito da garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especificamente em relação ao enfrentamento do trabalho infantil.

Animações

Com o objetivo de chamar atenção para as violações de direitos relacionadas ao trabalho infantil, adolescentes e jovens do projeto Se Liga Aí! produziram os vídeos de animação acima, a partir da técnica do stop motion.  

Ensaios fotográficos

Os ensaios foram produzidos pelos adolescentes e jovens do projeto em um exercício de articulação entre os direitos fundamentais e um gênero da fotografia. Os grupos retrataram os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, utilizando gêneros como Fotografia Documental, Fotografia Publicitária, Foto de Rua e Fotografia de Paisagem.