Zona LAMM

O Zona de Encontro – LAMM é uma proposta de residência artística que convida à interação três artistas, cada um de um universo musical: a música de tradição, a música eletrônica experimental e a música popular para dança.

Será aberta uma convocatória para selecionar artistas que tenham trabalhos e experiências consolidados em seus contextos. Com o foco na América Latina, o objetivo é contemplar um artista afrodescendente que desenvolva seu trabalho na cultura de matriz africana, um artista que tenha seu trabalho focado em ritmos dançantes latino-americanos e buscar um experimentalismo característico da América do Sul. No processo de seleção, a participação de artistas mulheres será priorizada.

Os selecionados participarão da residência por três semanas, de 23 de outubro a 12 de novembro, em  Belo Horizonte. O objetivo é pesquisar e trocar referências estéticas, realizar laboratórios musicais – alguns com a participação de artistas locais -, realizar experimentos com outras linguagens além da música. Além disso, busca-se criar um material inédito que combine a vivência e os diferentes universos musicais trabalhados em suas trajetórias. Como produto final da residência, estão previstos um vídeo documentário do processo e uma gravação musical.

Para além do processo de criação, os artistas selecionados irão realizar oficinas e vivências com adolescentes e jovens moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os jovens já participam de oficinas de música para produção de conteúdo ligado à defesa dos direitos humanos e, por meio do contato com os residentes, poderão trocar experiências e desenvolver ações de fortalecimento das suas comunidades. As oficinas serão um laboratório para a pesquisa de sons dos territórios, conhecimento do universo musical da juventude brasileira e criação de diretrizes para um processo de criação musical baseado na interação local.