Quem Somos

SJ1

A Oficina de Imagens – Comunicação e Educação – foi fundada, em 1998, por um grupo de profissionais da comunicação interessados em contribuir com a democratização dos meios de comunicação e com a qualidade da educação na perspectiva da “Pedagogia da Autonomia” e da Educomunicação. A partir de processos de experimentação audiovisual e da criação de metodologias que articulassem diversas áreas do conhecimento, visava desenvolver junto a crianças, adolescentes, jovens e educadores o exercício crítico de mídia e da realidade.

Ao longo de 20 anos de existência a organização vem desenvolvendo projetos de âmbito regional, nacional e internacional, de portes variados, e com diversificação de fontes de financiamento com a seguinte missão: “promover os direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens por meio da experimentação e disseminação de metodologias participativas nas áreas de comunicação, educação e cultura, e da incidência em políticas públicas”.

A Oficina de Imagens tem 03 linhas principais de atuação: formação na área de educomunicação e mobilização social; produção de conteúdo (série de vídeos, publicações, campanhas educativas) e fortalecimento de organizações da sociedade civil para atuação em rede. Hoje, tem como áreas geográficas prioritárias de atuação, em Minas Gerais, os municípios de: Belo Horizonte e região metropolitana; Quadrilátero Ferrífero/área de mineração e Vale do Jequitinhonha/semiárido.

A atuação em rede, no campo dos direitos da infância, adolescência e juventudes, sempre foi uma premissa da Oficina de Imagens. A organização integra: o Fórum das Juventudes da Grande BH; a coordenação da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais; é membro da comissão de “Protagonismo e Participação”, do Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de BH; faz parte da Rede ECPAT/Brasil no enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes. No âmbito internacional, desde 2016, desenvolve um intercâmbio de experiências e ações colaborativas no campo das artes digitais e videomapping, em parceria com o Coletivo Telenoika de Barcelona/ES.

Cada vez mais a Oficina de Imagens vem se constituindo como um espaço de reflexão, formação, assessoria, produção de conteúdo e de incentivo a intervenções socioculturais urbanas e comunitárias.