Atuação

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Para executar suas iniciativas, a Oficina de Imagens toma como referência dois eixos políticos: Comunicação e Direitos, e Educação e Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD). Entenda como essas agendas são desenvolvidas pela instituição:

Comunicação e Direitos

O acesso à informação qualificada para a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens é um dos princípios que orientam os trabalhos da Oficina de Imagens no eixo de Comunicação e Mobilização. Acreditando na importância de ampliar o debate público sobre questões relacionadas aos direitos de crianças, adolescentes e jovens e ao direito à comunicação, a instituição desenvolve várias ações. Entre elas, está o suporte a jornalistas e estudantes de comunicação quanto à cobertura da área da infância e o monitoramento de matérias jornalísticas relacionadas à vida de meninos e meninas no país.

Para fortalecer a atuação dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD), a Oficina de Imagens também investe na produção de conteúdos especializados sobre os direitos de crianças e adolescentes, além de realizar articulações, planejar e fomentar processos de mobilização social.

Educação em Direitos Humanos

A Oficina de Imagens acredita que a educação é um dos caminhos possíveis para uma formação humana de qualidade e que os conhecimentos acerca dos Direitos Humanos são essenciais para a transformação social.

Sob esta perspectiva, o eixo de Educação em Direitos Humanos tem como referência a defesa e a promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e a participação social por meio de estratégias nos campos da educomunicação, da comunicação e da mobilização social, e do fortalecimento da atuação dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

Por meio de atividades relacionadas à educação para a mídia e à experimentação de linguagens e tecnologias de comunicação, a Oficina de Imagens consolida sua missão institucional na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.