Redes nacionais se encontram em Brasília para discutir Direitos Sexuais LGBTI e a conjuntura nacional

25 / novembro / 2016 — 15:22 — Sem categoria

Cerca de 70 organizações sociais que atuam na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes estarão reunidas em Brasília, de 28 a 30 de novembro, para refletir sobre os direitos sexuais de meninas e meninos LGBTI e o enfrentamento das diferentes formas de violência praticadas contra eles, em especial as violências sexuais. O encontro é destinado a representantes das Redes Nacionais de Defesa dos Direitos de crianças e adolescentes, da sociedade civil organizada, que lidam com o enfrentamento a violência sexual e outras violações ao público de infanto-juvenis previamente convidadas.

O encontro formativo mobilizado pela Associação Barraca da Amizade, ECPAT Brasil e Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescentes através da Campanha ANA (Aliança Nacional de Adolescentes), com cofinanciamento da União Europeia, tem o objetivo de fortalecer os espaços das organizações sociais na discussão, incidência e deliberação das políticas públicas dos direitos de crianças e adolescentes, assim como analisar, mapear, tirar encaminhamentos de ações, diretrizes e estratégias para o fortalecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos estados frente à situação atual da infância e adolescência.

Na programação estão previstas cinco mesas de reflexão com especialistas que abordarão temas como: Direitos Humanos e Infância e Adolescência no Congresso Nacional, Sexualidade, Diversidade, Direitos Sexuais, Infância e Adolescência, LGBTfobia, Violência Sexual e Políticas Públicas. Também haverá espaço para grupos de trabalhos que pactuarão estratégias de fortalecimento dos direitos humanos de meninas e meninos no atual contexto do país. A primeira mesa da formação será aberta ao público em geral, com o tema Política de Direitos Humanos: desafios para a incidência da sociedade civil frente às reformas em curso, que marca a agenda dos 16 dias de ativismo pelos direitos humanos, mobilização em alusão ao dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

Na oportunidade, será lançado o projeto cofinanciado pela União Europeia que inaugura um novo ciclo da Campanha ANA – Aliança Nacional de Adolescentes por direitos sexuais LGBTI, que tem por objeto fortalecer a capacidade de incidência na defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes LGBTI em redes e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Tudo isso com o intuito de fortalecer as identidades e combater a homofobia, lesbofobia e transfobia, que muitas vezes crianças e adolescentes ainda sofrem nos espaços institucionais.

O Projeto

O ECPAT Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizam, desde 2012, a Campanha ANA, com intuito de fortalecer a participação de crianças e adolescentes na autoproteção dos seus direitos sexuais. Atualmente, a Associação Barraca da Amizade está executando o projeto Aliança Nacional de Adolescentes por Direitos Sexuais LGBTI, cofinanciado pela União Europeia.

A Campanha ANA, a cada ano, procura se renovar e enfatizar garantias, ainda frágeis, na luta pelos direitos humanos e sexuais de meninas e meninos. Essa nova fase da Campanha dará ainda mais ênfase a questão LGBTI, através dos espaços virtuais como blog, facebook, boletim informativos, oficinas em escolas da rede pública em Fortaleza e região metropolitana e difusão nas ONG’s da Rede ECPAT Brasil. Espera-se com esse novo ciclo fortalecer as identidades e combater a homofobia, lesbofobia e transfobia, que muitas vezes crianças e adolescentes sofrem, nos espaços institucionais.

Serviço
Encontro em Brasília discute direitos sexuais de criança e adolescentes LGBTI e a situação da infância na conjuntura nacional.
Data: 28 à 30 de Novembro de 2016
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro – QL 32 do Lago Sul St. Hermida Dom Bosco QL 32, Bloco A – Lago Sul, Brasília – DF

Outras informações:

Telefone: (85) 3291.5329 / 3291.5187
E-mail: ana.movimento@gmail.com
Blog: Blog da Ana: a Campanha
Facebook: Campanha Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *