Sessão de cineclube sobre a Consciência Negra é realizada no Centro Socioeducativo Santa Terezinha

23 / novembro / 2016 — 11:57 — Institucional

O mês de novembro é o mês da Consciência Negra e, como parte da programação organizada na última semana pelo Centro Socioeducativo Santa Terezinha, no Horto, a equipe do Cineclube Sabotage realizou uma oficina de cineclubismo sobre o tema.

Foram exibidos os curtas “Xadrez das Cores” e “Deixa Voar”, além de dois clipes musicais, produzidos, em parte, por meninos que estavam no mesmo centro socioeducativo em 2006/2007: “Puta Preconceito” e “Realidades”. O objetivo da sessão cineclubista foi trabalhar, através do cinema, questões que envolvem o racismo, principalmente na realidade em que eles vivem.

A partir de uma dinâmica envolvendo palavras que aparecem nos filmes e clipes exibidos, cada um dos participantes pôde se expressar por meio de frases, desenhos, grafites, letras de rap, entre outros, e dizer de que maneira aquelas palavras se relacionavam com o que assistiram e com a sua própria realidade. A partir do que foi feito por cada um, montou-se uma roda de conversa.

Além dos adolescentes que estão atualmente no centro socioeducativo, também participaram da sessão os agentes e professores do Santa Terezinha. Foi uma tarde de muito aprendizado e reflexão conjunta acerca do racismo e as suas implicações na vida de quem é vítima deste tipo de preconceito, bem como reflexões sobre igualdade, respeito e liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *